Disciplina Positiva é um programa baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes, casais e colaboradores das empresas a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
Disciplina Positiva é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para crianças, adolescentes e adultos.
Pesquisas recentes atestam que as crianças são "programadas" desde o nascimento para estabelecerem conexões com os outros, e que crianças que se sentem conectadas à sua comunidade, família e escola tendem a apresentar menos comportamentos inadequados.
As crianças precisam desenvolver habilidades de vida ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos. Definimos o termo “bem-sucedidos” da seguinte maneira: cidadãos felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade.
Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para nos ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis.
Quando usamos as ferramentas de Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, sendo mais prazeroso se relacionar com todos os que nos cercam. Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os "erros são ótimas oportunidades de aprendizagem". Todos aprendemos observando. Os adultos podem e irão errar, mas aprenderão ferramentas para reparar seus erros e focar em soluções.
“Assim como as crianças precisam de treinamento, os pais também precisam ser treinados. O treinamento consiste em aprender novas respostas às provocações das crianças, e que pode levar a novas atitudes e abrir novos caminhos onde florescem relacionamentos harmoniosos.”
Rudolf Dreikurs
Comportamento Humano: Duas filosofias opostas
# | Práticas Dominantes e Tradicionais dentro de escolas e casas americanas | Abordagem em Disciplina Positiva (foco na solução de problemas) |
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Fundadores teóricos | Prática comum de Pavlov, Thorndike, Skinner | Adler, Dreikurs, Glasser, Jane Nelsen, Lynn Lott, Dinkmeyer |
O que motiva o comportamento? | Pessoas respondem quando recebem recompensas e punição no seu ambiente | Pessoas procuram desenvolver o senso de aceitação (conexão) e importância (significado) no seu contexto social |
Em que momento mais influenciamos o comportamento dos outros? | No momento em que um comportamento específico está ocorrendo | Isto acontece constantemente no relacionamento que é fundado em respeito mútuo |
Qual a ferramenta mais poderosa para os adultos? | Controle, recompensas, e punições | Empatia, entendimento da perspectiva da outra pessoa, colaboração na resolução do problema, gentil e firme (ao mesmo tempo) e fazer acompanhamento do que foi previamente combinado pelas partes |
"Respeito" é . . . | ...obediência e observância nos relacionamentos, nos quais dignidade e respeito ao adulto são primordiais | ...mútuo, em relacionamentos nos quais cada pessoa tem direitos iguais à dignidade e ao respeito |
Resposta à um comportamento inapropriado | Censura, isolamento, punição | Identifica-se o comportamento sem a necessidade de humilhar ou culpar, foca em soluções, faz o acompanhamento do que foi mutuamente combinado, endereça a crença por trás do comportamento |
Resposta à comportamentos perigosos e destrutivos | Censura, isolamento, punição | Acompanhamento honesto sobre o que foi previamente combinado sem interferir no que a pessoa está experimentando como resultado da sua escolha ou suas ações |
Aprendizado é maximizado quando. . . | O adulto tem controle efetivo sobre o comportamento da criança | A criança desenvolve um senso de aceitação e contribuição em sua família |
Prepared by Jody McVittie, MD, and Terry Chadsey; adapted by Deb Pysno. Traduzido por Fernanda Lee, M.A.Ed |
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